Tecnologia na Educação
O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da
tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e
a Internet.
Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de
técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem
auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até
a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve
impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução
da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não
percebíveis.
Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do
homem”, devemos usá-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o
pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber
uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as
classes sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as
alternativas, participa tória, militante, popular, de resistência e por que não
a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o
homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de que
fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas
agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos
outros e à natureza. Interage o tempo todo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os
computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada
Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para
enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças
recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da
forte influência lançada pela mídia é necessário cuidado. Afinal, informação
não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar
as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências,
quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou
consumismo?
Entretanto, torna-se
necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber-nos mais
diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores
e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova
forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.
CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO
...o pensamento de Descartes (século
XVII) ainda influencia de sobremaneira o pensamento científico da atualidade,
caracterizando a concepção dominante do corpo como instrumento mecânico do
pensamento. Esta concepção “naturaliza”
as ações cognitivas dissociadas do corpo, resultando na limitação do espaço
escolar para o corpo poder se expressar apenas nas aulas de educação física,
como se os domínios afetivos e motores não participassem da construção do
conhecimento. Nesse sentido, observamos que geralmente as relações entre os
jovens e o seu espaço escolar ficam reduzidas à quadra de esportes, com tempo
limitado e, no máximo, dois encontros por semana. (SALVADOR, 2007, p.
253).
Depoimento de uma estudante do 4º ano do Ensino Fundamental
na E.E. Professor Júlio César.
Após informarmos a mesma sobre a utilização de alguns meios
tecnológicos, perguntamos quais deles são utilizados em sua escola e para que
são usados ? Aproveitamos para colher o que Beatriz relata sobre as atividades
corporais na escola.
Depoimento sobre os recursos tecnológicos na aula
Relata que a
professora utiliza a TV em algumas aulas. As crianças assistem ao vídeo e
depois fazem uma atividade relacionada a ele. Também fazem uso de um telão em
um evento chamado “sessão cinema”, no qual as crianças pagam para assistir ao
filme, ou seja, a finalidade é arrecadar fundos para a escola. A escola possui sala de informática, no
entanto, não é utilizada.
Depoimento sobre atividades que exploram e estimulam a
utilização do corpo.
Relata que nas aulas de educação física do ano passado a
professora aplicava diversas brincadeiras em que corriam em um espaço limitado,
atividades que exigiam orientação espacial, pois tinham que andar sobre uma
linha sem sair dela. Já nesse ano, a professora costuma dar atividades livres,
sem um controle da parte dela.
Aluno do 2° ano no Colégio Santa Bárbara.
Sobre atividades desenvolvidas para corporeidade.
Informou que brinca de queimada, basquete e alongamento, o
professor acompanha as atividades, quando tem muita bagunça pede pra os alunos
se acalmar e acompanha ate tudo se normalizar, Francisco diz que gosta das
atividades e adora jogar futebol e nos conta que a professora passa alongamento
antes de iniciar as atividades pra diminuir as contusões.
Sobre tecnologia.
Computador
“As atividades são realizadas em grupo sendo assim facilita
no aprendizado e ajuda a compartilhar o conhecimento e ajuda a ter bom convívio
e relacionamento interpessoal diz a mãe de Francisco” e completa dizendo que as
atividades desenvolvidas no computador ajudam na concentração e o ajudou em
outras atividades como ler por exemplo.
Francisco diz que gosta muito dos jogos e desenhos no
computador.
Nome: Timóteo
Formado em Química
Qual a importância das tecnologias na educação?
A
tecnologia é necessária a todo o momento eu costumo usá-las para estudar,
buscar novos conteúdos e ao mesmo tempo como aprendizagem para meus alunos.
Essas ferramentas tecnológicas nos auxiliam para
uma melhor compreensão dos alunos.
Aluno
Cursando 2° Semestre de
Engenharia Civil
Universidade Nove de Julho
Qual a importância da tecnologia
na educação?
Tendo como pressuposto que a
tecnologia em si já é um avanço importante para o nosso dia – dia. Quando a
mesma e agregada à educação facilita muito mais em pesquisas no processo da
aprendizagem.
Andréa lima
Borges RA 912203508
Carolina Lucas
Costa RA 912211722
Gleyce da Silva
Lima RA 912214262
Lucimar Pereira
da Silva RA 912214417
Natália Oriolo
Fachincone RA 912204215
Paula Pires
Campos RA 912209557
Viviane dos
Santos Silva RA 912203344
Nenhum comentário:
Postar um comentário