A escuta musical como conteúdo na educação infantil
A definição do que é som, música, barulho e silêncio deve ser trabalhado como conteúdo de aprendizagem na educação infantil, com o intuíto de desenvolver capacidades e habilidades necessárias a formação integral dos alunos.
O conceito do termo música, vem carregado de significados, expressões e
sentimentos , enquanto que a palavra barulho representa um som
desordenado causador de incomodos. A concepção de silêncio é a ausencia de som, e som é definido como todos os fenômenos sonoros relacionados às vibrações dos corpos materiais.
É importante conscientizar as crianças quanto as definições de cada um dos aspectos desses conceitos , pois dessa maneira o professor irá sensibilizar a escuta nos diversos momentos do dia a dia, assim como estimular a expressão da linguagem músical, ampliando o repertório de experiências e conhecimentos de seus alunos.
É possivel trabalhar esses conceitos em diversas situações na sala de aula, de maneira lúdica, por exemplo , vendar os olhos de um aluno e pedir que ele adivinhe que objeto ou ação produz determinado som, como o abrir e fechar de portas, lápis caindo no chão, papel sendo amassado, som de instrumentos musicais, som de máquinas e transportes e brincadeiras que tem como objetivo descobrir onde está determinado objeto - exemplo um relógio despertando ou reconhecer a voz de um amigo apenas ouvindo-o, sem visualizar a criança.
A aquisição desses conhecimentos pelos alunos possibilita uma autonomia em adequar suas ações e atitudes nas diversas situações vivenciadas, tanto no espaço escolar, quanto em outros ambientes sociais.
*FONTE: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/Publicacoes/Cad_Rede/cinco%20atualizados/M%C3%BAsica.pdf
Nadir de oliveira Silva
RA: 912204217
Nadir de oliveira Silva
RA: 912204217
Nenhum comentário:
Postar um comentário