quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Charges na Educação ( Grupo do Givaldo)




Governo estuda lançar novo Plano de Banda Larga, diz Bernardo.
 ( matéria do dia 26 de agosto de 2012).

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira, durante almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo, que está em estudo um novo Plano Nacional da Banda Larga, ainda sem data prevista de lançamento. O ministro também anunciou que o Brasil deve atingir ainda em 2014 a meta prevista pelo governo para 2015 de expansão da internet nas residencial.
Apesar de o Governo ter estes planos, ainda existe pessoas no País que ainda vivem em situação lamentável, pois o acesso a internet ainda é precário e como se vivesse em um tempo distante.

A charge citada logo acima faz uma crítica pesada ao governo, pois apesar do mesmo ter bons planos para a populaçã, a realidade é outra.



Segundo o dicionário Michaelis, charge é uma espécie de caricatura e esta por sua vez é representação pictórica ou descritiva, que exagera jocosamente as peculiaridades ou defeitos de pessoas ou coisas.
Outra definição de charge é que esta  palavra é de origem francesa (charger) e significa carga, ou seja, trata-se de um texto de humor carregado que costuma satirizar fatos atuais, fatos que normalmente saem nos noticiários.



Consideramos que em qualquer disciplina é possível fazer uso das charges para ensinar , principalmente da disciplina de Tecnologia da Educação.
Vejamos as informações da nossa pesquisa logo abaixo:


Quando falamos em charges devemos pensar qual a época em que elas surgiram e quais as finalidades deste período, para assim podermos compreendê-las nos dias atuais, segundo Valesca Giordano Litz, as charges foram criadas no início do século XIX, estas por sua vez expressavam oposição aos políticos da época ou críticos políticos.
As charges na educação tem um papel de suma importância, pois através delas é possível que o aluno tenha várias interpretações, no entanto para que haja uma compreensão precisa desta é necessário que o professor leve em consideração a idade e o nível de conhecimento dos alunos sobre determinado assunto, pois existem muitas informações ali contidas que estão nas entrelinhas, às charges são grandes ferramentas porque pelo fato delas terem um caráter humorístico, acabam promovendo um interesse maior por parte dos estudantes e estes desenvolverão uma visão mais crítica, o professor ao escolher uma charge deve ter em mente um bom plano pedagógico, pois se ele não souber escolher um material que faça ligação com o tema que ele quer abordar este poderá se perder no tempo.
O professor deve incentivar os seus alunos a interpretar bem uma charge, e isto de  forma mais detalhada possível, por isso é preciso situarem os alunos sobre os fatos ocorridos, pois sem conhecimento prévio fica difícil.
Na maioria das vezes as charges apresentam uma ideologia que tem o objetivo de influenciar e persuadir o leitor a fim de conscientizar da realidade, no entanto é neste momento que entra o professor, pois o mesmo é  um formador de opinião, e este tem autonomia para apresentar outras possibilidades de conhecimento e de mundo.

Afinal, a educação deve ser desenvolvida para formar cidadãos capazes de entender a realidade e interferir nela.






Referências Bibliográficas:
(KOSSOY, 2001,p.115).




‘’A educação é a arma mais

poderosa que você pode usar
para mudar o mundo’’
(Nelson Mandela)
 



Andressa Ivanov         RA: 912202074
Bruna Dayse               RA: 912204079
Caroline Moreira        RA: 912203767
Givaldo da Silva           RA: 912128087
Michele Domingues   RA: 912205904
Rosilande Matos        RA: 912202704

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