Governo estuda lançar novo
Plano de Banda Larga, diz Bernardo.
(
matéria do dia 26 de agosto de 2012).
O ministro das Comunicações,
Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira, durante almoço-debate promovido pelo
Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo, que está em estudo um novo
Plano Nacional da Banda Larga, ainda sem data prevista de lançamento. O
ministro também anunciou que o Brasil deve atingir ainda em 2014 a meta
prevista pelo governo para 2015 de expansão da internet nas residencial.
Apesar de o Governo ter estes
planos, ainda existe pessoas no País que ainda vivem em situação lamentável, pois
o acesso a internet ainda é precário e como se vivesse em um tempo distante.
A charge citada logo acima faz uma crítica pesada ao governo, pois apesar do mesmo ter bons planos para a populaçã, a realidade é outra.
A charge citada logo acima faz uma crítica pesada ao governo, pois apesar do mesmo ter bons planos para a populaçã, a realidade é outra.
Segundo o dicionário Michaelis, charge é uma
espécie de caricatura e esta por sua vez é representação
pictórica ou descritiva, que exagera jocosamente as peculiaridades ou defeitos
de pessoas ou coisas.
Outra definição de charge é que esta palavra é de origem francesa (charger)
e significa carga, ou seja, trata-se de um texto de humor carregado
que costuma satirizar fatos atuais, fatos que
normalmente saem nos noticiários.
Consideramos que em qualquer disciplina é possível fazer uso das charges para ensinar , principalmente da disciplina de Tecnologia
da Educação.
Vejamos as informações da nossa
pesquisa logo abaixo:
Quando falamos em charges devemos pensar
qual a época em que elas surgiram e quais as finalidades deste período, para assim
podermos compreendê-las nos dias atuais, segundo Valesca Giordano Litz, as
charges foram criadas no início do século XIX, estas por sua vez expressavam oposição
aos políticos da época ou críticos políticos.
As charges na educação tem um papel de suma
importância, pois através delas é possível que o aluno tenha várias interpretações,
no entanto para que haja uma compreensão precisa desta é necessário que o
professor leve em consideração a idade e o nível de
conhecimento dos alunos sobre determinado assunto, pois existem muitas informações ali contidas que estão nas
entrelinhas, às charges são grandes ferramentas porque pelo fato delas terem um caráter
humorístico, acabam promovendo um interesse maior por parte dos estudantes e
estes desenvolverão uma visão mais crítica, o professor ao escolher uma charge
deve ter em mente um bom plano pedagógico, pois se ele não souber escolher um
material que faça ligação com o tema que ele quer abordar este poderá se perder no tempo.
O professor deve incentivar os seus alunos a
interpretar bem uma charge, e isto de forma mais detalhada possível, por isso é preciso
situarem os alunos sobre os fatos ocorridos, pois sem conhecimento prévio fica
difícil.
Na maioria das vezes as charges apresentam uma
ideologia que tem o objetivo de influenciar e persuadir o leitor a fim de
conscientizar da realidade, no entanto é neste momento que entra o professor, pois o mesmo é um
formador de opinião, e este tem autonomia para apresentar outras possibilidades de conhecimento e de
mundo.
Afinal,
a educação deve ser desenvolvida para formar cidadãos capazes de entender a
realidade e interferir nela.
Referências
Bibliográficas:
(KOSSOY, 2001,p.115).
‘’A educação é a arma mais
poderosa que você pode usar
para mudar o mundo’’
(Nelson Mandela)
Andressa
Ivanov RA: 912202074
Bruna
Dayse RA: 912204079
Caroline
Moreira RA: 912203767
Givaldo da Silva RA: 912128087
Michele
Domingues RA: 912205904
Rosilande
Matos RA: 912202704
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