sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MOVIMENTO E LINGUAGEM CORPORAL NA ESCOLA

BRINCADEIRA DE RODA





  • IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS


  •        Durante a Educação Infantil, a necessidade de movimentar-se é mais respeitada pela escola: o corpo é usado em brincadeiras, em atividades de arte, de música etc. A criança pode correr, pular, espreguiçar-se sem censura alguma. O problema é na passagem para a 1ª série. Geralmente, os professores exigem uma postura totalmente diferente da que era permitida até então. Com 7 anos, os alunos são colocados em carteiras, precisam ficar quietos, supostamente prestando atenção no mestre -- forma pela qual estaria incorporando os conteúdos.  
  •   Numa aula de Educação Física os professores inicialmente devem fazer movimentos,como: bater pé, correr,  andar devagar, entre outros movimentos. Em seguida as crianças fazem os mesmos movimentos na sequência. Dando continuidade, cada criança transforma-se em modelo, faz um movimento e os demais repetem. Outra forma de realizar a atividade é deixar as crianças livres para fazer o movimento que desejarem. Como no exemplo mostrado nas fotos acima. São formas de testar a criatividade e a capacidade de acompanhamento das crianças. Nesse momento os professores investigam quais são os alunos que expressam verbalmente o que fazem com o corpo. Essa é uma possibilidade de diagnosticar o desenvolvimento individual e coletivo da turma.
  •     O jogo é uma estratégia que também contribui com o desenvolvimento do movimento e com a possibilidade de falar desse movimento (O que a criança fez? Com qual parte do corpo? Ela consegue imaginar outro modo de movimentar as mãos? Os pés? Os braços? Dentre outros membros do corpo?). Os jogos populares podem ser  instrumentos de mediação para a realização e comunicação dos movimentos necessários para a execução das ações propostas pelos professores.
  •      A brincadeira é uma forma de ensinar as crianças a se desenvolverem vários fatores brincando, fatores como desenvoltura social, dança, formas de se expressar com os amigos, quebra da timidez e desenvolvimento nas relações humanas. A linguagem corporal é maior forma de entrosamento dos alunos nas escolas pois participando de atividades em grupo os alunos se enturmam rápido e interagem mais assim facilita a adaptação na integração a escola os tirando daquele mundo familiar mais rápido e os adaptando melhor ao mundo estudantil.
Referências:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3626

http://sfb.org.br/br/wp-content/uploads/2011/08/O-corpo-ajuda-o-aluno-a-aprender.pdf

  • GRUPO: 1º A Pedagogia - Campus Memorial - Noturno

  • Professora Filomena
  1. Fábio Gomes                                       RA: 912211078
  2. Thamires de Andrade                         RA: 912205631
  3. Andressa Ribeiro Amaral                  RA:912205760
  4. Eliana de Lurdes Scalfi                      RA: 912205629
  5. Maria de F. A. Flauzino                     RA: 912204784
  6. Thuany C. Mondeivairom                  RA: 912201996
  7. Camila Souza Nascimento da Silva   RA: 912213661



Nenhum comentário:

Postar um comentário